quarta-feira, 31 de agosto de 2011

9ª Plenária da CUT-PA

A 9ª Plenária Estadual da CUT-P acontecerá nos dias 01 e 02 de Setembro no Centro Social Sagrada Família, suito BR 316, Km 08 do Município de Ananindeua . O eixo norteador desta plenária será Educação,Trabalho e Democracia: qualificação, emprego, renda e direitos para todos os trabalhadores e trabalhadoras.
Prigramação:
1º Dia – 01 de Setembro de 2011.
8:00 h ás 12:00 h - Credenciamento:
Coordenadora Geral: Valneide e Márcia
Apoio: Maria do Carmo e Zuleide.
9:00hs - Mesa de Abertura
CTB, FS, NCST, UGT, CGTB, MMCC, MPT, SRTE, FETAGRI, DIEESE, PT, CUT/Pa., CUT/Br.
Coordenador (a) da mesa: Jurema e Waldir
9:h30min – Mesa: Conjuntura Sócio-economica e Política, Estadual e Nacional.
ü  Presidente do PT/Pa – Sr. João Batista Barbosa da Silva: Conjuntura Politica – Espectativas com os novos rumos de Governos: Estadual e Nacional;
ü  CUT/Br – Srª Carmem Foro – Analise de Conjuntura Nacional;
ü  DIEESE – Sr. Roberto Sena: Trabalho e Emprego Qualificado e Decente; Geração de Emprego e Renda – Novos Postos de Trabalho.
Coordenador (a) da mesa: Adalberto Faro e Márcia
11h - Debate
12: h30 – Regimento Interno
Coordenadores: Antonio Carlos e Ray Barreto

13:h - Almoço
14:h – Apresentação do documento Tese
Expositores: Miriam Andrade, Ribamar ou Antonio Carlos
14:h30min. – Divisão dos Trabalhos de Grupos.
Gt 1 – Texto Base (Pags. 16 à 21)
Coordenadores: Ribamar e Zé Maria
Gt 2 – Texto Base (Pags. 22 à 25)
Coordenadoras: Ray e Núbia
Gt 3 – Texto Base (Pags. 26 à 32)
Coordenadores: Jurema, Waldir e Waldirene
Gt 4 – Texto Base (Pags. 33 à 39)
Coordenadores: Márcia Ronaldo e Valneide
Gt 5 – Texto Base (Pags. 40 à 47)
Coordenadores: Antonio Carlos e Adalberto Faro
Gt 6 – Emenda Estatutária
Coordenadores: Miriam Andrade e João Neves.
17:h – Conflitos Agrários.
Expositor (a): (FETAGRI)
Coordenador (a) da mesa: Waldir e Jurema
18:h- Homenagem ao Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo.
19:h – Jantar
20:h – Noite Cultural
2º DIA – 02 de Setembro de 2011
8:00hs –  Apresentação dos Trabalhos de Grupos.
Coordenadores da mesa: Jurema e Antonio Carlos.
12:30 hs - Almoço
14:00 hs – Encaminhamentos Finais
ü  Prestação de Contas – João da Costa Neves
ü  Balanço das  Ações – Miriam Andrade
Coordenadoras: Ray e Valneide
15:h   Eleição dos Delegados e Delegadas a 12ª Plenária Nacional.
Coordenação: Executiva da CUT/Pa
18:h - Encerramento

terça-feira, 12 de julho de 2011

Nota de Falecimento

É com bastante pesar que a Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Pará, presta sua solidariedade à companheira e Presidente da Central, Miriam Oliveira de Andrade, pelo falecimento de sua mãe, a Sra. Izabel Quadros de Oliveira Andrade, que faleceu na manhã de hoje, dia 12 de Julho de 2011.
Informamos que o corpo da Sra. Izabel Quadros de Oliveira Andrade, está sendo velado neste momento na Capela Funerária Metropolitana, sito Rua 3 Corações, Cidade Nova I, próximo a Praça da Bíblia, Ananindeua - PA. O enterro será ás 16h, e será reservado á família.
Lamentamos a perda, mas sabemos que ela foi para o lado de Deus feliz, concluindo sua ultima missão aqui na terra, deixando aos seus entes queridos um exemplo a ser seguido.
Nossos sentimentos ao marido, aos filhos e filhas, netos e neta.

A Direção da CUT-PA e todos os seus funcionários.

“A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace”.
                                                                                              Vitor Hugo

quinta-feira, 7 de julho de 2011


Presidente da Central propõe criação de fórum de desenvolvimento e combate à violência no Pará
Escrito por: Luiz Carvalho e Laís Côrtes

Em encontro com secretário de segurança do Estado, Artur propõe ampliar diálogo com movimentos sociais

Após o ato unificado que tomou a praça Dom Pedro II, em Belém, diante da Assembléia Legislativa do Pará (leia logo mais a cobertura completa do evento), os dirigentes da CUT seguiram para a Secretaria de Segurança  Pública do Estado, onde se reuniram com o secretário Luiz Rocha.

Durante o encontro, o presidente da Central, Artur Henrique, cobrou que o combate à violência no campo seja tratado como prioridade, inclusive com orçamento adequado para investir em segurança. O primeiro passo, segundo o dirigente, seria a criação de um Fórum de Desenvolvimento e Combate à Violência, com participação ativa dos movimentos sociais. “É fundamental que articulemos políticas públicas para aumentar a eficácia na apuração dos crimes e não gerar uma sensação de impunidade. Precisamos envolver o conjunto dos movimentos sociais com o governo para priorizar algumas ações”, destacou.

Rocha mostrou ser favorável à ideia. “Não vejo dificuldade nenhuma na criação do fórum e em alguém acompanhando as investigações”, declarou.

Os próximos passos devem ser articuladas pela CUT-PA e outras entidades cutistas como a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetagri)-PA., também presentes na audiência.

Presidente da CUT-PA, Miriam Andrade ressaltou a necessidade de um outro olhar sobre a violência no campo na região e também citou a questão orçamentária. “Não temos visto no orçamento uma vírgula sequer sobre políticas preventivas para resolver conflitos que ocorrerão principalmente com a construção da usina de Belo Monte”, indicou.

O secretário rebateu a informação e disse que serão investidos R$ 346 milhões em segurança nos próximos quatro anos. Mas, também criticou a forma como os governos buscam investimentos. “As empresas são incentivadas a vir para o Estado, mas os responsáveis pela segurança pública não são consultados. Apenas acabam administrando os problemas que resultam do aumento populacional”, comentou. Segundo o Presidente do Dieese-PA, Roberto Sena, a média de empregos aumentou de 10 mil para 50 mil de um ano para cá.

Paralelamente, segundo números oficiais, em 2010, 10 pessoas foram mortas em conflitos relacionadas a questões agrárias, mais do que o número de assassinatos somados nos anos de 2007 (3 mortes), 2008 (2) e 2009 (3). O secretário disse não saber a causa dessa elevação, mas afirmou estar trabalhando para solucionar os casos. “Eu não tenho o detalhamento dessas mortes, mas estamos ao lado da Polícia Civil para identificar cada caso, mas não tenho dúvida de que quanto mais impunidade, mais gente vai morrer. Então, tem que acabar com a impunidade. Quando alguém comete um crime, você identifica o autor e o responsabiliza por esse ato, isso gera um comportamento positivo e inibi outros de cometerem o mesmo crime”, ressaltou, em consonância com o discurso da Central.

Acompanhe a  seguir, a cobertura completa do Dia Nacional de Mobilização da CUT no Pará.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Marcha das Margaridas- Histórico

Realizada no ano de 2000, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Ela teve um forte caráter de denúncia do projeto neoliberal, mas  as trabalhadoras rurais também apresentaram uma pauta de reivindicações para  negociação com o governo. Grande parte dessas reivindicações voltou a integrar a pauta das marchas seguintes, realizadas nos anos de 2003 e 2007, no governo Lula, período em que foram obtidas  as maiores conquistas.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

REGISTRO SINDICAL

Aconteceu nos dias 27 e 28 de Maio o Seminário sobre Registro Sindical- Região Guajarina,  no município de Barcarena, no Hotel Samauma. O objetivo deste seminário é acima de tudo demonstrar como se realiza e organiza corretamente um registro sindical, sua importância e principalmente como evitar que o registro seja arquivado, além de tratar sobre eleições sindicais.
O evento teve início com a abertura sendo realizada pela Secretária de Comunicação da CUT-PA, Valneide Ventura . Logo em seguida o Presidente do STTR de Barcarena, o sr. Leonardo Furtado, exaltou a importância de um vento deste porte  realizado pela Central.
O Seminário tem como eixo principal para o debate a Portaria nº 186, portaria esta que regulamenta a constituição de sindicatos, federações e confederações, revogando a portaria 343. Pela parte da manhã a palestra sobre os procedimentos do Registro Sindical, foi explanada pelo Secretário de Organização e Política Sindical, Antônio Carlos de Melo. À tarde a Drª. Solange Rodrigues orientou os participantes sobre as Eleições sindicais, desde a escolha da comissão eleitoral, passando pelo processo eleitoral, até, caso ocorra, a Lisura do Pleito (quando, no ato da eleição ocorre fraude).
No segundo dia do evento, as explanações foram realizadas pelos secretários da CUT/PA convidados: Secretária de Comunicação, Valneide Ventura, Secretária de Saúde do Trabalhador, Jurema Maria do Amparo, Secretária da Mulher Trabalhadora, Raimunda da Costa Barreto, Secretária de Meio Ambiente, Márcia Regina dos Reis Costa, e o Secretário de Relações de Trabalho, José Maria Martins. Cada expositor, falou sobre as ações desenvolvidas por suas secretárias.
Vale ressaltar que foi disponibilizado para os participantes, um CD informativo, com todo o material didático exposto no evento, o qual é de suma importância, pois foi criado com o objetivo de ser um instrumento indispensável de consulta de nossos (as) secretários (as) de organização, advogados (as) dando a partir dele todo o apoio necessário aos seus sindicatos.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

A CUT-PA NA LUTA PELA ÉTICA, CONTRA A CORRUPÇÃO. CPI JÁ!

   A Central Única dos Trabaladores e Trabalhadoras do Estado do Pará, convoca os seus  sindicatos filiados e entidades parceiras, para participar do Ato Público Contra a Corrupção. O evento será realizado na Praça da República, hoje, dia 27 de Maio, a partir das 14h.
A Central também, se fará presente na Caminhada Cívica Contra a Corrupção, pela Paz, pela Vida, em parceria com a  Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará,no próximo dia 28 de maio de 2011, a partir das 09:00h, O evento iniciará com concentração popular na Praça da Trindade, em frente à sede da OAB/PA, de onde sairá em passeata até a sede da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, na Praça Dom Pedro II, onde haverá ato público e leitura de manifesto em defesa da moralidade, da transparência e da ética na gestão pública.
           

Seminário Sobre Registro Sindical- Região Guajarina

Acontece hoje e amanhã o Seminário sobre Registro Sindical- Região Guajarina,  no município de Barcarena, no Hotel Samauma. O evento teve início com a abertura sendo realizada pela Secretária de Comunicação da CUT-PA, Valneide Ventura . Logo em seguida o Presidente do STTR Barcarena, o sr. Leonardo Furtado, exaltou a importância de um vento deste porte  realizado pela Central.
O Seminário tem  como eixo principal para o debate a Portaria nº 186, portaria esta que regulamenta a constituição de sindicatos, federações e confederações, revogando a portaria 343. Pela parte da manhã a palestra sobre os procedimentos do Registro Sindical, foi explanada pelo Secretário de Organização e Política Sindical, Antônio Carlos de Melo.
Programação do dia 27/05:
- Trabalho Descente;
- Eleições Sindicais (enfoque jurídico);
- Debate sobre a apresentação jurídica;
Programação para o dia 28/05:
- Rede de Comunicação da CUT-PA
- Marcha das Margaridas;
- Rede CUT de Organização Sindical;
- Encerramento

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entendendo a Marcha das Margaridas

É uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.
A Marcha das Margaridas se consolidou, desde 2000, na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista. E a  agenda política de 2011 tem como lema: Desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.
Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura- CONTAG, suas 27 federações  e mais  quatro mil sindicatos filiados. Também conta com uma ampla rede de parcerias.
Em 2011, as mulheres trabalhadoras rurais, mais uma vez, estarão nas ruas, em movimento, para protestar contra as desigualdades sociais; denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e avançar na construção da igualdade para as mulheres.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MARCHA DAS MARGARIDAS, A ORIGEM

A Marcha das Margaridas originou-se depois do falecimento da dirigente sindical Margarida Alves, que foi brutalmente assassinada no dia 12 de Agosto de 1983.
Margarida Maria Alves, é o símbolo das trabalhadoras rurais que lutam por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade no campo. Por 12 anos foi presidente do Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), neste cargo, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. Esta mulher guerreira, fez da sua vida, até o final, uma luta constante contra o analfabetismo, as injustiças e a exploração, além de ter sido fervorosamente a favor da  reforma agrária.
Sua morte não foi em vão para os trabalhadores rurais do Estado de Pernambuco e nem de todo o Brasil, pois foi a partir dela, que eles disseram: Basta!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

28 de Abril


O trabalho é de suma importância na vida do homem e da mulher, além de garantir o sustendo do seu lar, lhe garanti também sanidade, saúde e bem estar. Quando trabalhamos, nos sentimos produtivos e úteis á sociedade.
Entretanto, ocorrem diversas irregularidades nos ambientes de trabalho, causando doenças e acidentes que muitas das vezes vitimam os trabalhadores. Um dos casos mais conhecidos foi o ocorrido no dia 28 de abril de 1969, onde uma explosão na mina de Farmington, na cidade de Virginia, nos Estados Unidos, vitimou 78 mineiros. O dia 28 de Abril foi instituído, no Canadá, como o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, e espalhou-se por diversos países, através de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho - OIT - adotou o 28 de abril como o dia oficial da Segurança e Saúde nos Locais de Trabalho. No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121 do Deputado Roberto Gouveia.
Nesta data devemos “gritar” mais forte ainda, pela melhoria das condições de trabalho, com dignidade, que garanta a saúde, a vida e a alegria dos que realizam diariamente suas atividades de trabalho, desenvolvendo assim a sociedade.
A Central Única dos Trabalhadores do Estado do Pará-CUT/PA realizará em parceria com a CTB, UGT, Força Sindical, NCST, CIST/BEL, CIST/PA, CEREST/PA, CEREST/BEL, CES, Governo do Estado do Pará, Governo Federal, CIST/SANTARÉM, CIST/MARABÁ, entre outros parceiros, a IV Jornada Estadual Para Saúde do Trabalhador- IV JEST. O evento será no período de 26 a 28 de Abril. Sendo que, as palestras do IV JEST acontecerão nos dias 26 e 27, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania – CIIC, sito Avenida Almirante Barroso, no horário de 08 ás 18h. A jornada culminará no dia 28 de Abril, com uma caminhada, que terá concentração a partir das 8h, na escadinha da Estação das Docas, sendo finalizada numa sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado do Pará- ALEPA



quarta-feira, 16 de março de 2011

Homenagem da Central as Mulheres

“Vejo aqui se levantar um exército diferente, são mulheres corajosas. Mulheres que cantam , mulheres que marchem, mulheres que enfrentam coma espada na mão, mulheres tementes, mulheres valentes, que enfrentam a batalha com o rosto no chão".  Bárbara Pinheiro
Sabemos que ainda existem muitas lutas a serem guerreadas, por todas estas mulheres fortes, mulheres como Marias, Dilmas, Fransciscas e entre outras. Sabemos também que, o mais importante nesta data, não são as comemorações e sim, os debates, as conferências, seminários, reuniões, simpósios e tudo mais, cujo objetivo geral seja discutir o papel da mulher na sociedade atual. E, objetivo específico seja tentar diminuir e, quiçá acabar, com a desvalorização da mulher, o preconceito e a violência contra a mulher.
Por estas e entre outras razões, é que a Central Única dos Trabalhadores do Estado do Pará- CUT/PA, comemorará o Dia Internacional da Mulher, neste sábado dia 12 de Março, na Sede Campestre do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação, sito Br 316, rua do Fio, próximo ao Líder Br, no horário de 09 ás 17h, com vasta programação para todas essas mulheres guerreiras, trabalhadoras, rurais e urbanas.
Vale ressaltar que o evento conta com a colaboração do Conselho Estadual do Direito da Mulher, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sociocconômicos- DIEESE e da Federação dos Trabalhadores de Agricultura do Estado do Pará- FETRAGRI/PA.
 Programação: 
         Mesa Redonda com o tema: “A Mulher no Mercado de Trabalho- Ranços e Avanços”
         Palestras
          Lançamento da Marcha das Margaridas
         Almoço
         Sorteios

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No ano de 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Dinamarca, surgiu a idéia de criar uma data internacional para homenagear as mulheres, e então, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher". Mas, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Muitas conquistas foram concretizadas desde então, na política, esportes, educação, saúde, entre outras formas. Hoje, a mulher tem direitos que antes jamais haviam sido pensados, a exemplo disso, a Lei Maria da Penha,lei  esta de número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.
A introdução da lei diz: “ Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências ”.
Sabemos que ainda existem muitas lutas a serem guerreadas, por todas estas mulheres fortes, mulheres como Marias, Dilmas, Fransciscas e entre outras. Sabemos também que, o mais importante nesta data, não são as comemorações e sim, os debates, as conferências, seminários, reuniões, simpósios e tudo mais, cujo objetivo geral seja discutir o papel da mulher na sociedade atual. E, objetivo específico seja tentar diminuir e, quiçá terminar, com a desvalorização da mulher, o preconceito e a violência contra a mulher. Esta homenagem é para todas as mulheres que lutaram e conquistaram seus objetivos. Para todas aquelas que conquistaram seu espaço, mesmo em uma sociedade machista, a qual resigna a mulher a ser somente esposa, dona de casa e mãe, não que seja ruim ser-las, mas todas as mulheres têm capacidade de ser muito mais, de ser o que quiserem.  Não foi nada fácil pras mulheres mudarem a trajetória de sua vida. Hoje ela estuda, muitas são chefes de família, trabalham em cargo que eram exercidos somente por homens. A Central Única dos Trabalhadores do Estado do Pará deseja a todas essas mulheres guerreiras, um excelente Dia Internacional da Mulher, e que sejamos sempre unidas, rurais e urbanas, em prol de nossas lutas.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Nos dias 02 e 03, no Hotel Beira Rio, na cidade de Belém- Pará, acontece a Oficina de Capacitação de Registro Sindical. O evento abrange os estados do Pará e Amapá, tendo como participantes, os dirigentes sindicais da Central Única dos Trabalhadores- Pará e Amapá, além de representantes da CUT Nacional.
A oficina teve seu início pela manhã, a partir das 9:30h, com a mesa de abertura composta pela Presidente da CUT-Pará, Miriam Oliveira de Andrade, Odete Figueredo, Presidente da CUT- Amapá, Rogério Pantoja, Diretor Excutivo da CUT Nacional, e pelo Secretário de Organização da CUT Pará, Antônio Carlos de Melo.
O objetivo desta oficina é acima de tudo demonstrar como se realiza e organiza corretamente um registro sindical, sua importância e principalmente como evitar que o registro seja arquivado, além de tratar também sobre negociação de acordo coletivo e eleições sindicais.
Dentre os materiais entregues na oficina, foi disponibilizado aos participantes o Manual de Organização Sindical, o qual é de suma importância, pois foi criado com o objetivo de ser um instrumento indispensável de consulta de nossos (as) secretários (as) de organização, dando a partir dele todo o apoio necessário aos seus sindicatos. Este manual traz informações sobre o histórico do movimento sindical e da legislação trabalhista, orientações práticas sobre os processos de criação de sindicato, registro no Ministério do Trabalho, alterações cadastrais e filiação a Central Cutista, apresentadas de forma didática a fim de esclarecer as dúvidas tanto dos dirigentes quanto dos sindicatos.
Além deste manual, foi entregue também, uma cartilha sobre contribuição sindical urbana, produzida pela Caixa Econômica Federal. Esse material tem como objetivo orientar as entidades sindicais quanto aos procedimentos para arrecadação das Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana- GRCSU, desde a concessão do código sindical e a contratação da prestação dos serviços com a Caixa, até a emissão das guias e tratamento dos arquivos.
Registramos a ilustre presença do Secretário Nacional de Organização Política Sindical, Jacy Afonso, que nos abrilhantou com suas palavras sobre o papel da Central na organização dos sindicatos perante o Ministério do Trabalho, os avanços ocorridos em decorrência da Portaria 186, a importância do registro sindical para os sindicatos, a contribuição do manual de organização, e sobre os avanços deste mutirão de regulamentação, que está ocorrendo em todo o país.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Empréstimo Consignado: Como não cair no golpe

Para que você não venha a cair no golpe do dinheiro fácil, você precisa antes de qualquer coisa, saber o que realmente é o empréstimo consignado, como ele funciona, as regras estabelecidas pelo INSS, e o que de fato é proibido.
Ele é um empréstimo que não exige avalista, com taxa de juros especiais e prestações debitadas diretamente na sua folha de pagamento, além de ser destinado aos aposentados ou pensionistas do INSS.
O programa do empréstimo consignado funciona da seguinte maneira: Existem diversas financeiras que emprestam o crédito consignado, as taxas de juros de tarifas variam conforme cada financeira, por isso, procure as financeiras que estejam de acordo com as regras do INSS (no site do INSS, você pode encontrá-las). Atualmente, as taxas máximas são de 2,64% ao mês, para o empréstimo, e 3,5% ao mês, para o cartão consignado.
Ao assinar o contrato, o beneficiário deverá exigir sua via. Empréstimos e cartão de crédito são operações diferentes, portanto exigem contratos específicos. Ao contratar o negócio, o beneficiário deverá apresentar, no mínimo, o documento de identidade ou carteira nacional de habilitação, ambos com fotografia, e o CPF.
Lembre-se que não é permitida  a contratação de empréstimos por telefone e também a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou qualquer outra taxa ou impostos. Para o cartão de crédito é permitida a cobrança de uma taxa única de emissão no valor de R$ 15,00, com pagamento dividido em até três vezes. O banco não poderá celebrar contratos com prazo superior a 30 dias para o início dos descontos. O empréstimo consignado não pode ser realizado em outro estado, que não seja onde você receba o seu benefício. As instituições bancárias não podem exigir que você abra uma nova conta bancária.
Para evitar irregularidades, a Previdência alerta que o aposentado deve se precaver: jamais oferecendo seu cartão ou a senha do banco a terceiros. Somente deve contratar empréstimo após pesquisar as taxas, consultando as instituições conveniadas com o INSS. Em caso de dúvida, procure o seu sindicato, evite que outras pessoas façam empréstimos por você, rejeite “ofertas” de ajuda para acelerar a liberação de dinehiro do empréstimo (isso é um golpe). Não acredite em dinheiro fácil, alguém lucra com isso, e não é você.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

“CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES NA LUTA CONTRA A DENGUE”.

No último dia 22, sábado, pela manhã, houve um ato público contra dengue, com a participação de mais de 5.000 trabalhadores, três trios elétricos, palhaços e diversas entidades do Estado.
A caminhada saiu da frente do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, sentido Avenida Almirante Barroso. O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e teve a colaboração da Prefeitura de Belém, Secretaria de Saúde do Estado do Pará, Arquidiocese de Belém, Igrejas Evangélicas, Centrais Sindicais (CUT, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT). E, culminou na Praça do Operário, no bairro de São Brás.
Nem a chuva impediu que todos os trabalhadores e trabalhadoras paraenses participassem deste ato de cidadania. A CUT / PA, além da participação de parte de seus funcionários e diretoria, contou também com uma faixa, com os seguintes dizeres: “CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES NA LUTA CONTRA A DENGUE”.
A dengue é um problema de todos, faça como a CUT, e ajuda nessa luta contra a dengue.

Lançamento da I Campanha de Doação de Sangue da CUT Pará

Na última quinta feira, dia 20, ás 10h ocorreu o lançamento da primeira campanha de doação de sangue da Central Única dos Trabalhadores do Estado do Pará- CUT/PA, em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Pará- Fundação Hemopa, na sede do sindicato dos Urbanitários, sito Av. Duque de Caxias (entre Lomas Valentina e Eneas Pinheiro), com uma palestra sobre o tema abordado. Onde os participantes receberam material informativo sobre a campanha e poderam tirar suas dúvidas sobre a doação de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea.
 A campanha entre a Central e a Fundação Hemopa será realizada no período de 24 a 29 do ano corrente, na sede do hemocentro, e terá como tema a idéia de começar o ano de bem com a vida: ”A CUT COMEÇA O ANO DE BEM COM A VIDA: DOANDO SANGUE”. Participarão da mesma as entidades filiadas a central na região metropolitana e os filiados em outras regiões poderão doar onde houver sede do hemocentro mais próximo á sua cidade.


Serviço:

Lançamento da Campanha: CUT E HEMOPA
Tema: A CUT COMEÇA O ANO DE BEM COM A VIDA: DOANDO SANGUE
Data: 20 de Janeiro de 2011
Local: sede do Sindicato dos Urbanitários, Av. Duque de Caxias, entre Lomas Valentina e Eneas Pinheiro)
Horário: quinta feira, 10 h.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Campanha SOS Rio de Janeiro

A Cruz Vermelha Brasileira – Filial Pará, solidária aos acontecimentos que estão ocorrendo no Estado do Rio de Janeiro, informa que está iniciada a Campanha para arrecadação de donativos para os desabrigados.
Estão sendo solicitados os seguintes materiais:
- Água potável;
- Alimentos de pronto consumo (leite em pó, massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais, enlatados);
- Cobertores;
- Colchonetes;
- Itens de limpeza e
- Itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável.

Enfatizamos também não ser necessária a doação de vestuário de modo geral.

Solicitamos, também, a doação de dinheiro.
- Banco Itaú
- Agência: 8524
- Conta: 07078-9
Informações: (91) 3226 2556

A CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO ESTADO DO PARÁ NA LUTA CONTRA A DENGUE

Amanhã, dia 22, a partir das 9h, haverá um ato público contra dengue, com a participação de mais de 5.000 trabalhadores, três trios elétricos. A caminhada sairá da frente do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, sentido Avenida Almirante Barroso.
O evento contará com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e terá a colaboração da Prefeitura de Belém, Secretaria de Saúde do Estado do Pará, Arquidiocese de Belém, Igrejas Evangélicas, Centrais Sindicais (CUT, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT).
O ato culminará na Praça do Operário, no bairro de São Brás.
A dengue é um problema de todos, faça como a CUT, e ajuda nessa luta contra a dengue.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Responsabilidade Social da CUT Pará


Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral. Ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa é o que acreditamos ser o real significado da solidariedade, e ninguém melhor do que os trabalhadores e trabalhadoras para expressar esse sentimento de união.
A Central Única dos Trabalhadores no Estado do Pará – CUT/PA, nos seus anos de trabalho sempre se preocupou com os trabalhadores e trabalhadoras, com a melhoria de condições de vida e de trabalho e com o incentivo de organização sindical, buscando formas de enfrentamento de tal realidade.
Desta vez, através de nossas Secretarias: Secretaria de Saúde do Trabalhador e Secretaria de Comunicação firmamos uma parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Pará - Fundação Hemopa, para desenvolver uma campanha de doação de sangue e cadastramento pra doação de medula óssea, que tem por objetivo colaborar com a continuidade da vida.
Existem várias dimensões para o ato de doar sangue. A dimensão subjetiva, a dimensão humanística e a dimensão social. A dimensão subjetiva é indecifrável para os outros, só compreendida por quem doa. É aqui que se situa o desprendimento humano, o querer fazer bem. Na dimensão humanística, “salvar vidas”, “compartilhar esperanças”, são fatores que explicam o ato de doar, demonstrando a imensa solidariedade presente nos povos, nos seres humanos. Na dimensão social é um compromisso de vida, um ato de cidadania, que representa o conhecimento e o exercício assumidos pelo indivíduo com relação aos seus direitos e deveres enquanto ser social.