terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Empréstimo Consignado: Como não cair no golpe

Para que você não venha a cair no golpe do dinheiro fácil, você precisa antes de qualquer coisa, saber o que realmente é o empréstimo consignado, como ele funciona, as regras estabelecidas pelo INSS, e o que de fato é proibido.
Ele é um empréstimo que não exige avalista, com taxa de juros especiais e prestações debitadas diretamente na sua folha de pagamento, além de ser destinado aos aposentados ou pensionistas do INSS.
O programa do empréstimo consignado funciona da seguinte maneira: Existem diversas financeiras que emprestam o crédito consignado, as taxas de juros de tarifas variam conforme cada financeira, por isso, procure as financeiras que estejam de acordo com as regras do INSS (no site do INSS, você pode encontrá-las). Atualmente, as taxas máximas são de 2,64% ao mês, para o empréstimo, e 3,5% ao mês, para o cartão consignado.
Ao assinar o contrato, o beneficiário deverá exigir sua via. Empréstimos e cartão de crédito são operações diferentes, portanto exigem contratos específicos. Ao contratar o negócio, o beneficiário deverá apresentar, no mínimo, o documento de identidade ou carteira nacional de habilitação, ambos com fotografia, e o CPF.
Lembre-se que não é permitida  a contratação de empréstimos por telefone e também a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou qualquer outra taxa ou impostos. Para o cartão de crédito é permitida a cobrança de uma taxa única de emissão no valor de R$ 15,00, com pagamento dividido em até três vezes. O banco não poderá celebrar contratos com prazo superior a 30 dias para o início dos descontos. O empréstimo consignado não pode ser realizado em outro estado, que não seja onde você receba o seu benefício. As instituições bancárias não podem exigir que você abra uma nova conta bancária.
Para evitar irregularidades, a Previdência alerta que o aposentado deve se precaver: jamais oferecendo seu cartão ou a senha do banco a terceiros. Somente deve contratar empréstimo após pesquisar as taxas, consultando as instituições conveniadas com o INSS. Em caso de dúvida, procure o seu sindicato, evite que outras pessoas façam empréstimos por você, rejeite “ofertas” de ajuda para acelerar a liberação de dinehiro do empréstimo (isso é um golpe). Não acredite em dinheiro fácil, alguém lucra com isso, e não é você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário