segunda-feira, 25 de abril de 2011

28 de Abril


O trabalho é de suma importância na vida do homem e da mulher, além de garantir o sustendo do seu lar, lhe garanti também sanidade, saúde e bem estar. Quando trabalhamos, nos sentimos produtivos e úteis á sociedade.
Entretanto, ocorrem diversas irregularidades nos ambientes de trabalho, causando doenças e acidentes que muitas das vezes vitimam os trabalhadores. Um dos casos mais conhecidos foi o ocorrido no dia 28 de abril de 1969, onde uma explosão na mina de Farmington, na cidade de Virginia, nos Estados Unidos, vitimou 78 mineiros. O dia 28 de Abril foi instituído, no Canadá, como o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, e espalhou-se por diversos países, através de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho - OIT - adotou o 28 de abril como o dia oficial da Segurança e Saúde nos Locais de Trabalho. No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121 do Deputado Roberto Gouveia.
Nesta data devemos “gritar” mais forte ainda, pela melhoria das condições de trabalho, com dignidade, que garanta a saúde, a vida e a alegria dos que realizam diariamente suas atividades de trabalho, desenvolvendo assim a sociedade.
A Central Única dos Trabalhadores do Estado do Pará-CUT/PA realizará em parceria com a CTB, UGT, Força Sindical, NCST, CIST/BEL, CIST/PA, CEREST/PA, CEREST/BEL, CES, Governo do Estado do Pará, Governo Federal, CIST/SANTARÉM, CIST/MARABÁ, entre outros parceiros, a IV Jornada Estadual Para Saúde do Trabalhador- IV JEST. O evento será no período de 26 a 28 de Abril. Sendo que, as palestras do IV JEST acontecerão nos dias 26 e 27, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania – CIIC, sito Avenida Almirante Barroso, no horário de 08 ás 18h. A jornada culminará no dia 28 de Abril, com uma caminhada, que terá concentração a partir das 8h, na escadinha da Estação das Docas, sendo finalizada numa sessão especial na Assembléia Legislativa do Estado do Pará- ALEPA



Nenhum comentário:

Postar um comentário