segunda-feira, 22 de novembro de 2010

RELEMBRANDO












Ocorreu nos dias 10 e 11 de Agosto o “Primeiro  Estadual Seminário Sobre Saúde do Trabalhador”, o evento foi realizado pela Central Única dos Trabalhadores do Pará- CUT / PA, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST Regional Belém e Ministério da Saúde, o seminário foi realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores das Indústrias do Estado do Pará- FETIPA.
As palestras foram ministradas por Gilberto Saviano da Silva, assessor da Secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT Nacional, Prof. Dr. Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Miriam Oliveira de Andrade, Presidente da CUT- Pará, Jurema Maria do Amparo, Secretária da Saúde do Trabalhador da CUT- Pará e Janaína Martins, Terapeuta Ocupacional do CEREST-Regional Belém. Os mesmo ministraram sobre temas como: “NRs”, “Avanços e Desafios no Fortalecimento do SUS”, “ SUS como Patrimônio Social, Cultural e Imaterial da Humanidade”, “Vigilância em Saúde do Trabalhador”,“Controle Social em Saúde do Trabalhador”,“Experiências do CEREST/BEL  sobre Saúde do Trabalhador” e “ Perspectiva e Desafios da CUT/PA sobre Saúde do Trabalhador”.  Os temas abordados geraram uma série de debates construtivos durante esses dois dias de evento. Segundo alguns participantes entrevistados, como a Vera Lúcia Conceição da Silva, do STTR do Acará, o evento foi excelente e um verdadeiro sucesso, agregando conhecimento de forma simples e com bom entendimento para todos.
Além de proporcionar estas temáticas, foi entregue aos participantes uma bolsa com material informativo sobre o trabalho que o CEREST/BEL realiza, sobre doenças relacionadas ao trabalho, entre outros assuntos.
O evento contou com a presença de oitenta e seis participantes dos seguintes sindicatos: STTR (Acará, Concórdia e São Francisco), Sindicato dos Rodoviários, SINDSAÚDE (Belém, Capitão – Poço, Bujarú, Castanhal, Garrafão do Norte, Igarapé-Açú, São Caetano e São Francisco), SINTESP/PA (Acará e Belém), SINTRABAM, Sindicato Nacional dos Aeroviários, Sindicato Nacional dos Aeroportuários, FETRACOM/ PA e SINTEPP de Barcarena e FETIPA.
Para Gilberto Saviano da Silva, assessor da Secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT Nacional, o evento foi de suma importância para os trabalhadores, pois hoje se faz necessário que haja um aprofundamento e melhor qualificação de intervenção em defesa da saúde e melhoria das condições de trabalho.
De forma geral, o “1° Seminário Estadual Sobre Saúde do Trabalhador”, obteve um excelente resultado e conseguiu de maneira eficaz plantar a sementinha do conhecimento e da importância sobre a saúde do trabalhador em cada um dos participantes, inclusive se utilizando da troca de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário