sexta-feira, 27 de maio de 2011

A CUT-PA NA LUTA PELA ÉTICA, CONTRA A CORRUPÇÃO. CPI JÁ!

   A Central Única dos Trabaladores e Trabalhadoras do Estado do Pará, convoca os seus  sindicatos filiados e entidades parceiras, para participar do Ato Público Contra a Corrupção. O evento será realizado na Praça da República, hoje, dia 27 de Maio, a partir das 14h.
A Central também, se fará presente na Caminhada Cívica Contra a Corrupção, pela Paz, pela Vida, em parceria com a  Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará,no próximo dia 28 de maio de 2011, a partir das 09:00h, O evento iniciará com concentração popular na Praça da Trindade, em frente à sede da OAB/PA, de onde sairá em passeata até a sede da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, na Praça Dom Pedro II, onde haverá ato público e leitura de manifesto em defesa da moralidade, da transparência e da ética na gestão pública.
           

Seminário Sobre Registro Sindical- Região Guajarina

Acontece hoje e amanhã o Seminário sobre Registro Sindical- Região Guajarina,  no município de Barcarena, no Hotel Samauma. O evento teve início com a abertura sendo realizada pela Secretária de Comunicação da CUT-PA, Valneide Ventura . Logo em seguida o Presidente do STTR Barcarena, o sr. Leonardo Furtado, exaltou a importância de um vento deste porte  realizado pela Central.
O Seminário tem  como eixo principal para o debate a Portaria nº 186, portaria esta que regulamenta a constituição de sindicatos, federações e confederações, revogando a portaria 343. Pela parte da manhã a palestra sobre os procedimentos do Registro Sindical, foi explanada pelo Secretário de Organização e Política Sindical, Antônio Carlos de Melo.
Programação do dia 27/05:
- Trabalho Descente;
- Eleições Sindicais (enfoque jurídico);
- Debate sobre a apresentação jurídica;
Programação para o dia 28/05:
- Rede de Comunicação da CUT-PA
- Marcha das Margaridas;
- Rede CUT de Organização Sindical;
- Encerramento

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entendendo a Marcha das Margaridas

É uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.
A Marcha das Margaridas se consolidou, desde 2000, na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista. E a  agenda política de 2011 tem como lema: Desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.
Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura- CONTAG, suas 27 federações  e mais  quatro mil sindicatos filiados. Também conta com uma ampla rede de parcerias.
Em 2011, as mulheres trabalhadoras rurais, mais uma vez, estarão nas ruas, em movimento, para protestar contra as desigualdades sociais; denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e avançar na construção da igualdade para as mulheres.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MARCHA DAS MARGARIDAS, A ORIGEM

A Marcha das Margaridas originou-se depois do falecimento da dirigente sindical Margarida Alves, que foi brutalmente assassinada no dia 12 de Agosto de 1983.
Margarida Maria Alves, é o símbolo das trabalhadoras rurais que lutam por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade no campo. Por 12 anos foi presidente do Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), neste cargo, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. Esta mulher guerreira, fez da sua vida, até o final, uma luta constante contra o analfabetismo, as injustiças e a exploração, além de ter sido fervorosamente a favor da  reforma agrária.
Sua morte não foi em vão para os trabalhadores rurais do Estado de Pernambuco e nem de todo o Brasil, pois foi a partir dela, que eles disseram: Basta!